ROI, CPM e outros segredos do mkt

Sextou por aí?

Por aqui é dia de revisar as campanhas dos nossos projetos e tomar decisões sobre o que fazer para melhorar as campanhas.

Que tipo de decisões?

Se vamos mudar os anúncios, se vamos refazer a campanha, se vamos aumentar o orçamento diário ou se iremos alterar o público-alvo.

Ou ainda se não faremos nada e seguiremos com tudo do mesmo jeito.

Em geral nós fazemos isso a cada 7 dias, que é o período ideal para avaliar o progresso de campanhas já estabelecidas. Mas se for uma nova campanha, reduzimos esse período para 3 dias.

Agora, pra tomar decisões importantes como essas, precisamos ter informações relevantes, certo? Quais?

Bom, há 3 grupos de informações importantes, vamos dar uma olhada:

Chão de fábrica: precisamos estar atentos diariamente avaliando se os leads (as pessoas) que estão chegando são aqueles que desejávamos no planejamento da campanha. Se não forem, já é um sinal de alerta para alterar a segmentação da campanha.

Informações da campanha: lá no Meta Ads há diversas informações importantes que vão lhe ajudar a avaliar a performance, como o CPM (custo por mil impressões do anúncio), o CTR (% de impressões que receberam cliques), CPC (o custo por clique), o custo por novo lead, entre outras métricas que você precisa acompanhar para otimizar suas campanhas.

Vendas: a campanha está gerando possibilidades de vendas? Se estiver, então precisamos perseverar com a campanha até que uma venda saia e pague seu custo. Ainda mais se seus serviços forem de alto ticket, muitas vezes é possível produzir um alto retorno com investimento mensal entre 500 a 1000 reais.

E o ROI? Significa retorno sobre o investimento.

Imagine que você tenha vendido 3 serviços que lhe renderam 15K de faturamento, mas naquele mês você tenha investido apenas 1000 em anúncios.

Então seu ROI seria de 15x (para facilitar a explicação, não estou considerando outros custos da atividade de mkt que fazem parte do ROI, como custos de ferramentas e mão de obra, por exemplo).

Esse ROI tá ruim ou tá bom pra você?

Compartilhe com alguém: