Imagina mandar um simples email para sua base e vender mais de 100 milhões de dólares por causa disso.
Foi o que aconteceu com um revendedor de yatches de luxo da Flórida. Depois de conhecerem essa técnica, reuniram os emails de um folder físico com a seguinte etiqueta: dead leads (leads mortos).
Subiram para a ferramenta de emails e enviaram a seguinte pergunta:
Oi fulano, você ainda está interessado por yatches de luxo?
Uma das pessoas respondeu dizendo que estava e depois de alguma conversa, fechou a compra de um yatch personalizado de $100 milhões de dólares. Acontece que essa embarcação demoraria pelo menos 2 anos para ficar pronta, então essa mesma pessoa comprou um yatch menor de $30 milhões de dólares enquanto aguardava pelo yatch personalizado.
Massa né?
Muitos dos insights que eu trago aqui são frutos dos meus estudos e aplicações do marketing original, ou seja, eu coloco meu olhar no que foi feito anos atrás pelos norte-americanos usando marketing de resposta direta.
Um dos caras que passei a acompanhar mais de perto é o Dean Jackson, um corretor de imóveis que virou educador de marketing e negócios depois de desenvolver técnicas poderosas de vendas por email.
Anos atrás Dean trouxe um conceito muito poderoso chamado de:
O email de 9 palavras.
É um formato de email que serve tanto para realizar prospecções frias quanto para reviver emails inativos, ou como ele chamava, “dead leads”.
A ideia é enviar um email para alguém com o objetivo de iniciar um diálogo com a outra pessoa.
O título do email deve ter o primeiro nome da pessoa, porque isso aumentará as chances dela abrir este e-mail. Pode ter também algum tema de alto interesse pela pessoa.
E o conteúdo deve ser uma pergunta aberta sobre o tema que essa pessoa estava interessada quando entrou em contato com você.
Pra você entender melhor vamos olhar pra um exemplo. Então se você vende viagens exóticas, o email poderia ser:
—
Assunto: Fulano?
Conteúdo: Oi Fulano, ainda tem planos de viajar para o Zimbabwe?
Ou ainda…
Assunto: Nova York em Dezembro
Conteúdo: Oi Fulano, ainda planeja visitar Nova York este ano?
—
E é apenas isso. Simples, não?
Como o Dean costuma dizer, este email não precisa ter exatamente 9 palavras, não existe a “polícia das 9 palavras” que irá monitorar seus testes. Ele só precisa ter esse formato, que busca gerar diálogos. Não é um email com teor de vendas.
Queremos aqui gerar uma conversa e a partir dessa conversa você poderá levar a pessoa para outro local (WhatsApp por exemplo) para continuar o papo.
Ou poderá manter tudo por e-mail mesmo que é muito mais simples e eu até prefiro assim.
Eu mesmo e alguns clientes já vendemos m1lhares de reais com este simples email de 9 palavras.
Então se você tem uma lista de emails pouco utilizada hoje em dia, considere fazer um teste, principalmente com pessoas que já tem mais de 90 dias que você não se comunica.
Depois me conta aqui os resultados, fechado? Eu tenho a leve impressão que você irá se surpreender.