Recebi um e-mail de um assinante da newsletter e gostaria de trazer algumas reflexões:
—
Eu mais ou menos sei o que quero, mas estou me enrolando em configurar isso na prática. Acho que deveria ser mais simples fazer o tráfego pago.
Quero vendas, clientes novos interessados em turismo de aventura com o poder de compra. Chega muita gente sem dinheiro, eu acho. Pois não iriam perguntar tudo e não comprar se o tivessem 💰
Assim, conheço quem quero atrair, mas não estou conseguindo configurar isso 😅
—
Vamos considerar que tráfego pago é apenas o veículo responsável por pegar seu orçamento e direcionar para uma “amostra” de pessoas da rede social escolhida…
…e que cada vez mais as configurações disponíveis nas plataformas de anúncios deixarão de importar. Elas estão se tornando mais automatizadas.
Então há 3 pilares fundamentais para atrair as pessoas certas para nossos negócios usando tráfego pago:
1- Sua mensagem
Se sua mensagem for muito aberta, muito genérica, vai atrair pessoas de todos os tipos e extratos sociais. Por isso é preciso muito cuidado na produção dos ativos da sua campanha.
Quais ativos? O título, o texto e o criativo (a imagem ou vídeo).
Veja um exemplo de um anúncio no formato imagem que eu estou rodando neste momento na MetaAds, plataforma responsável pelos anúncios no Facebook e Instagram:
O título é a parte onde eu faço a promessa da minha oferta: 21 estratégias de marketing comprovadas
O criativo é a imagem, utilizei a capa do meu guia.
E o texto já começa com uma chamada clara para quem eu quero falar: quem vende pacotes e serviços de viagens.
Ao ser extremamente específico, estou repelindo quem não trabalha no mercado do Turismo. Claro que sempre tem os curiosos de outros nichos, mas eles não representam a massa de pessoas que está consumindo meu guia.
Como atrair pessoas para o turismo de aventura? Oferecendo algum conteúdo educacional sobre destinos de aventura em um certo estado ou país certamente ajudaria a filtrar essas pessoas.
2- O relacionamento
Muitos fazem tráfego baseado da técnica do “tiro único”, ou seja: tentam vender algo de primeira através de uma promoção “irresistível” e se a pessoa não quiser, o anunciante nunca mais fala com aquela pessoa.
Coloquei irresistível entre aspas porque em geral essas promoções são bem resistíveis. Tanto é que apenas um pequeno percentual compra de primeira (quando compra), a maior parte das pessoas seguirá sua vida pesquisando e avaliando o momento certo para comprar.
A melhor forma de iniciar um relacionamento comercial com outras pessoas é trazendo educação e informação adequada para que ela possa tomar sua decisão de compra no momento que ela estiver pronta para isso.
É exatamente isso que eu ensino na mentoria Tenha Mais Leads, fazer tráfego pago apenas para ter mais leads e apostar suas fichas no relacionamento de longo prazo – principalmente por e-mail.
3- O funil de vendas
Quando a pessoa entra em sua zona de relacionamento e passa a interagir com você, é importante que você tenha um funil de vendas para conduzir essa pessoa de estágio a estágio, até a compra.
Funil de vendas é uma matéria complexa que não cabe aqui neste e-mail, mas para saber se você tem algo semelhante a um funil de vendas, faça-se essa pergunta:
Você costuma responder curiosos com preço dos produtos que vende e fica aguardando a resposta daquele curioso pra sempre ou você é aquele vendedor que conduz o cliente e monta um plano personalizado de acordo com tudo que o cliente?
Se for a segunda opção, então é provável que você possa estrutura um funil de vendas com a fases do seu processo bem mapeadas.
Já se você for um vendedor que apenas comunica o preço das coisas, você tem um problema sério para resolver na sua empresa e talvez esse seja um dos fatores que te impedem de crescer.