CCM Edição #01

Esta é a primeira edição do CCM (Curiosidades Curiosas do Mkt), um apêndice desta newsletter.

Todo Sábado pretendo trazer aqui curiosidades do mkt que vão te adicionar valor e te entreter positivamente. E que vão nutrir seu cérebro com ideias para fazer seu próprio mkt.

Nessa minha jornada por estudar, entender e me aprimorar nos fundamentos do mkt, eu busquei entender como tudo começou e como ele vem se transformando.

Como você já deve saber, tudo começou de forma mais séria com a revolução industrial, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos.

Um tal de Josiah Wedgwood, fabricante de cerâmica inglês do século XVIII, na intenção de divulgar as modernidades criadas em seus produtos, desenvolveu uma série de ações inovadoras para a época (se tiver curiosidade, dê uma olhada em sua página na Wikipedia).

Dentre as várias técnicas inovadoras que ele inventou estão a produção catálogos, amostras gratuitas, endossos de celebridades (como a rainha Charlotte, esposa do rei Jorge III), e publicidade por correspondência (lembra da publicidade por carta que falamos recentemente?).

Os séculos foram passando e outras mentes foram evoluindo as técnicas. Os Estados Unidos contribuiram para essa evolução com outros grandes inovadores, que foram responsáveis por técnicas que funcionam até hoje.

Do endosso de celebridades ao mkt de resposta direta através da publicação em rádios, jornais e revistas. Da mala direta (publicidade por correio) até o e-mail. Da televisão, à internet e redes sociais.

Midias diferentes, novas técnicas, sempre com o objetivo de se conectar com os melhores clientes. A tecnologia foi gerando mais facilidade pra gente que se interessa por publicidade.

Mas..todavia, contudo, entretanto…

A nossa atenção nunca foi tão disputada por anunciantes quanto agora. E não só anunciantes…por tudo. Pela telinha que costumamos passar a maior parte do nosso dia também, por exemplo.

Nosso cérebro vem se adaptando nos últimos anos a isso.

Há estudos inclusive que tentam encontrar diagnóstico para novos problemas que surgem. Já ouviu falar da tal demência digital? A dificuldade de concentração profunda e atenção da nossa sociedade?

Pois é…

E olha, são problemas reais tá? Já saiu da teoria. Eu cuido de alguns projetos com milhares de seguidores em redes sociais e o comportamento das pessoas que as usam diariamente costuma ser idêntico: dificuldade de leitura, de atenção, de interpretação.

Dramático.

Logo quando ficou mais fácil, está mais difícil falar com você, comigo, porque nosso cérebro está em meio a uma guerra por atenção.

Como sair dessa enrascada e prosperar então?

A minha aposta é o que chamo de próximo salto do mkt. E será baseado em criar relações poderosas e duradouras 1 a 1 com as pessoas.

A tal escala que muitos tem um tesão gigante em buscar vai ser a escala das relações individuais.

O fato é que não dá pra gerar essas relações que proponho nas redes sociais.

Lá tem muito barulho. Lá sempre vai ter o problema da ausência de atenção, interpretação, dificuldade de leitura.

Nosso cérebro busca dopamina constante e os produtores de conteúdo e os donos de apps são especialistas em produzir dopamina barata para te manter por longos tempos olhando pra telinha (pesquise depois por esse problema).

Só existe um local onde você pode ter uma conversa privada comigo, 1 a 1, profunda e marcante.

Uma conversa calma, leve e muitas vezes divertida.

Sabe qual é este local?

Aqui.

No bom e velho email.

O único lugar capaz de possibilitar conversas individuais e escala ao mesmo tempo.

Porque no mesmo momento que você lê esse e-mail, a Susan e o Vitor também estão tendo uma conversa comigo. A conversa deles pode ser totalmente diferente da sua.

Mas…a conversa é individual.

No momento que você apertar em responder este e-mail enviando o que pensa sobre isso tudo e quais são suas dificuldades, estaremos em contato.

E isso, caro leitor, é a coisa mais poderosa que podemos fazer em matéria de mkt.

Relações profundas, honestas, fortes e duradouras com aqueles que desejamos servir.

Espero que tenha gostado desta edição do CCM e vou adorar saber o que pensa sobre isso tudo.

Basta clicar em responder e me contar um pouco mais dos seus desafios atuais de mkt.

Compartilhe com alguém: