Se você tem acompanhado o desenvolvimento da Internet no Brasil, deve ter reparado na consolidação recente dos podcasts. Principalmente aqueles em vídeo no formato “mesacast”.
Mas o que muitos não sabem é que podcasts existem desde o início da Internet no mundo. Assim que percebemos ser possível compartilhar arquivos em audio pela Internet, começamos a publicar podcasts.
Os primeiros podcasts eram divulgados apenas por e-mail, que foi o primeiro protocolo de troca de informações da Internet. Não existia Youtube, Spotify nem nada disso.
Eu que tenho 38 anos e sou dinossauro da Internet acompanhei essa trajetória desde o início, também fui evangelista da “causa podcast”.
Já tive alguns programas na minha jornada de interneteiro – incluindo programa de rádio real que era reproduzido online (mas isso é papo para outro e-mail).
Na minha época os podcasts eram temáticos ou sobre música. Eu que sou rockeiro sempre tive podcasts relacionados ao rock.
Mas por que os podcasts ganharam força no Brasil só mais recentemente?
Na verdade, antes da explosão do Flow Podcast, já existiam alguns grandes podcasts em formato audio, como Jovem Nerd, Braincast e Café Brasil, por exemplo.
Eles sempre foram meio “underground”. Só os nerds do podcast acompanhavam – tipo eu.
Mas o fato do Flow ter inovado com o formato “conversa” tornou o podcast um grande sucesso. Bem verdade que o Flow copiou o formato do Joe Rogan, mas isso não tira o pioneirismo deles.
Eu acredito que o sucesso do formato provavelmente vem da conversa, que é um dos comportamentos mais primais dos seres humanos: a contação de histórias.
Apesar dos podcasts nos moldes atuais terem poucos atrativos educacionais (ou seja, não são veículos de aprendizagem profunda), o formato é o ideal para contar todo o dia tipo de história e manter pessoas engajadas por um longo tempo.
Por isso são ótimos veículos para entreter pessoas que potencialmente se tornarão nossos clientes.
Eu acredito que todo empresário deveria ter seu podcast. Além é claro de ter sua própria newsletter capaz de espalhar suas mensagens sem depender do algoritmo orgânico das plataformas.
Hoje em dia a tecnologia facilita muito ter essas ferramentas como força do seu marketing. Por exemplo, a Spotify comprou uma empresa e criou o aplicativo “Spotify for Podcasters” que permite publicar seu primeiro podcast na Spotify com apenas 2 cliques.
Então você pode começar a contar as histórias de sucesso dos seus clientes ainda hoje, basta fazer um cadastro e publicar.
Nem precisa de vídeo, nem nada. Só o seu celular mesmo.
Para divulgar seu podcast, basta enviar um e-mail para sua newsletter.
A melhor forma de criar uma newsletter é reunir os emails dos clientes atuais e contratar qualquer ferramenta de e-mail marketing do mercado (em breve falaremos mais disso).
Para te inspirar a adicionar essa ferramenta à sua rotina de marketing, vou lançar nos próximos dias o primeiro episódio do podcast da Mais Leads Mais Vendas.
Vamos aprofundar um pouco mais nessa parte tão importante do marketing que é o relacionamento.